segunda-feira, 25 de maio de 2015

O PROGRAMA SÓCIO TORCEDOR DO FLAMENGO É INSUFICIENTE. NÃO CONTEM A DEDICAÇÃO, NEM O PLANEJAMENTO ADMINISTRATIVO ADEQUADO, PARA O SEU ÊXITO.

DAS VERDADES VERDADEIRAS

Que o associado gostaria de conhecer

Episódio 03

O PROGRAMA SÓCIO TORCEDOR DO FLAMENGO É INSUFICIENTE.
NÃO CONTEM A DEDICAÇÃO, NEM O PLANEJAMENTO ADMINISTRATIVO ADEQUADO, PARA O SEU ÊXITO.


     Lançado em março de 2013, como uma das principais plataformas de atuação da nova diretoria (alardeada como a grande possibilidade de fazer elevados investimentos na equipe), encabeçada pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello, o Flamengo não alcançou –após esses mais de DOIS ANOS- o seu devido patamar, em contrapartida aos seus 40 milhões de torcedores.
Em um paralelo a dois outros Clubes brasileiros (Internacional e Palmeiras, sendo ambos de menor expressão, em relação ao tamanho de suas torcidas) o quadro demonstrativo abaixo mostra, adequadamente, como os Clubes alcançaram patamares superiores, em relação ao Flamengo, nos meses equivalentes de seus melhores desempenhos:
No caso do Palmeiras, ele conseguiu novas adesões, entre os demais programas de Sócios-Torcedores, em cerca de 29 mil Sócios Membros, atingindo a marca de 83.789 membros (bem mais elevado que o Flamengo, em DOIS ANOS, com cerca de 54 mil membros) de cerca de 20 mil Sócios Membros, apenas em um mês: janeiro de 2015. Já o Internacional, recordista de Sócios Membros, é o líder do ranking total, com mais de 130.000 Sócios Membros.
 
MELHORES DESEMPENHOS DOS CLUBES, MÊS A MÊS.
CLUBE
SÓCIOS MEMBROS
PERÍODOS
Palmeiras
19.278
Jan/2015
Flamengo
19.247
Nov/2013
Flamengo
14.209
Abr/2013
Cruzeiro
13.835
Fev/2013
Cruzeiro
13.177
Mai/2013
Palmeiras
11.200
Nov/2014
Corinthians
11.092
Abr/2013
São Paulo
10.170
Fev/2013
Bahia
8.461
Set/2013
Corinthians
8.393
Jan/2015
 

Em meio aos conhecidos desacertos da atual gestão, nessa matéria, os conflitos internos prejudicam essa modalidade de receita arrecadatória, diante dos conflitos de vaidades e de gestão, entre o presidente Bandeira e o seu ex-vice de Marketing Luiz Batista – BAP.
Recentemente, a diretoria demitiu o funcionário Fred Mourão, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do programa de Sócio Torcedor do Clube, que era o titular da gerência desse programa, por possuir relacionamento e era funcionário indicado por BAP. Essa demissão possui aspectos políticos, em virtude do racha entre BAP e o presidente Eduardo Bandeira de Mello.
Não sendo bastante essa demissão (além de Mourão), o responsável pelo setor de lojas do Clube: Guilherme Moneratt, também foi demitido do departamento.
O programa de Sócios Membros do Clube permanece estacionado no número de assinantes e em abril é um dos que tiveram maior número de desistências, no Brasil. Atualmente, o Nação Rubro-Negra tem cerca de 54 mil Sócios Membros.
Além de estacionário, com alto custo operacional, o programa “Nação Rubro-Negra” está, hoje, na casa dos 33% de sua receita, no que o inviabiliza, sobretudo pelas suas desistências.
Em outra análise comparativa, que identificamos até com motivos de chacotas, em sites de torcidas (já que se acham como um Clube semelhante em torcidas equivalentes), o Corinthians, na primeira semana de abril/2015, chegou a marca de mais 90 mil Sócios Membros ao programa “Fiel Torcedor”, programa de Sócios Torcedores criado pelo Clube, que, após, aperfeiçoado com a criação de sua Arena Itaquera, registrou o número de 90.441 Sócios Membros, ficando apenas atrás de Internacional e Palmeiras no ranking geral. Os dados foram obtidos do “Movimento por um Futebol Melhor”.
Segundo essa mesma fonte, o Corinthians ganhou mais de 23 mil Sócios Membros, o segundo maior crescimento de 2015. Acrescenta, ainda, que o “Fiel Torcedor” terá novas diretrizes a serem divulgadas, com a intenção de adequar o programa à Arena Corinthians e oferecer novas opções de pacotes mais baratos aos associados/membros.
Enquanto isso, continuamos “patinando”, em uma ladeira descendente, em contraponto aos nossos 40 milhões de torcedores...
Com essas comparações paulistas (Corinthians e Palmeiras), fica claro que essa ascensão possui dois ingredientes básicos: esses dois times cresceram, nesse ano, por conta dos investimentos realizados em seu futebol, em contratações, com times mais expressivos em seus elencos –com bom futebol-, além das construções de suas Arenas.
Dois dos mais importantes pilares, para esse incremento!
Tendo como fonte o “Futebol Melhor”, segue abaixo outro quadro demonstrativo, recente (março de 2015), demostrando a qualificação dos dez Clubes com o maior número de sócios torcedores, no país:


Top 10 clubes com mais sócio-torcedores do Brasil (2015)

RankClubesEstadosSóciosValor por sócio Anual
 InternacionalRS130.205R$240.00 a R$12.000
 PalmeirasSP100.109R$119.88 a R$7.188,00
 CorinthiansSP83.356R$160.00 a R$720.00
 GrêmioRS81.012R$312.00 a R$540.00
 CruzeiroMG68.932R$144.00 a R$2.640,00
 SantosSP57.470R$235.00 a R$1.200,00
 FlamengoRJ54.438R$358.80 a R$2.398.80
 São PauloSP52.366R$144.00 a R$1.200,00
 AtléticoMG40.287R$420.00 a R$4.080,00
10° BahiaBA24.021R$480.00
Fonte: Futebol Melhor. Atualizado dia 10/03/15
 

Dessa representação gráfica, podemos extrair uma especial reflexão: o Flamengo ocupa a terceira posição, em termos de custo anual, ao Sócio Torcedor, para a inicial parcela contributiva de seus Sócios Membros. Perdendo, somente, para o Bahia e o São Paulo, que, por suas colocações do referido ranking, encontram-se, também, na rabeira dos “Top 10” do futebol brasileiro.
Fica, então, demonstrado que uma revisão geral desse escalonamento contributivo deveria ser realizada, já que a maior parcela de Sócios Membros está nas classes sociais menos favorecidas, sobretudo por sermos um time de massa, onde ela se encontra.

Em termos percentuais, estamos mais caros que o Internacional –primeiro ranqueado-, em cerca de 50%, e quase 200% em relação ao Palmeiras, que ocupa a segunda posição, dentre os “top 10”, em sua franca ascensão contributiva.

Outra importante verificação deve ser parametrizada com o Internacional, onde acreditamos ser o primeiro Clube a despontar nessa proposta contributiva, com o associado/membro e torcedor.
Nos idos de 2010, desloquei-me do Rio de Janeiro com o meu filho, ao antigo Beira-Rio, assistir a nossa derrota por 1 x 0, quando verificamos a especial acolhida que era dada aos seus Sócios Membros:
- uma sala externa dedicada, exclusivamente, aos Sócios Membros;
- a participação de inúmeros “mascotes” presentes ao centro do gramado, aguardando a entrada dos jogadores. Tudo muito organizado;
- sorteios no intervalo do jogo e ao final, de camisas e uniformes do Clube;
- especial entrada ao estádio, dedicada aos citados membros...
Tudo isso em seu favor, no que identifiquei, apenas, aos olhos, pois com certeza outras questões benéficas deveriam lá existir.
Com a certeza que o Internacional é um parâmetro a ser seguido, em rápida pesquisa realizada, ficou claro os motivos de sua expressão:
- em outubro de 2013, a Ambev (principal carro-chefe do projeto) comemorou o projeto “Movimento por um futebol melhor'' ter alcançado a marca de 600 mil torcedores;
- no citado ano, o Internacional era o Clube que detinha cerca de 18% de todos os Sócios Membros cadastrados pelo programa (praticamente 106 mil Sócios Membros), detendo cerca de 1,9% de sua torcida (cerca de 5,7 milhões de pessoas segundo o levantamento Ibope de 2013) associada ao clube, que, naquela oportunidade, era maior que o Barcelona, em número de Sócios Membros. No que estamos falando de um Barcelona, uma potência mundial;
- o Inter buscou um caminho para atrair o seu torcedor e ganhar dinheiro, com a criação do “Sócio Torcedor” e deu a quem fosse contribuinte o direito a entrar gratuitamente no estádio. Nesse mesmo ano (2013), arrecadou mais de R$ 40 milhões, como receita proveniente do programa.
Desta forma, além dos dois pilares centrais acima relatados, podemos dizer que o pilar central está calcado em fazer com que o torcedor sinta-se motivado e “obrigado” a ser Sócio Membro, constituindo-se na importância da paixão do torcedor pelo clube seja correspondida.
Os números do Colorado, com cerca de 6 milhões de torcedores e quase 2% de Sócios Membros demostram que o Flamengo possui potencial para o crescimento do seu programa “Sócio Torcedor”. No que, em um paralelo, essa marca percentual nos daria um total de 800.000 Sócios Membros.
Para isso, porém, a atual diretoria deveria, inicialmente, parar com as disputas internas na área de marketing (vale aqui citar que o novo ambiente desse setor, no terceiro andar de nossa Sede Social, possui elevado número de funcionários, não precisando de possuir uma empresa terceirizada –de elevado custo- para cuidar de nosso programa) e, principalmente, ter vontade de trabalhar e se dedicar de forma diuturna ao mencionado projeto, com gente capaz e competente, no desenvolvimento e aperfeiçoamento do programa.
 
Com a palavra o Conselho Diretor.


O Alerta apresenta os Fatos e contra Fatos não há argumentos !

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