quarta-feira, 17 de junho de 2015

DO DESVIO DE FINALIDADE AOS INTERESSE$ AFIN$

Episódio 09
 
DO DESVIO DE FINALIDADE AOS INTERESSE$ AFIN$
O ALERTA, FLAMENGO!, sempre atento aos fatos do interesse do torcedor Rubro Negro e dos associados do CRF, impactado com a cena de contusão do goleiro Paulo Victor, desfalcando o elenco para o próximo jogo contra o Atlético Mineiro, ficou mais abalado com a forma em que o atleta fora conduzido para fora do campo: UM CARRINHO DE MÃO! 
 A foto abaixo não deixa dúvidas!

A foto é chocante, pois em meio aos escombros de obras (inacabadas) e de uma carcaça de ferro ao fundo, mostra como o atual Centro de Treinamento – CT Jorge Helal se encontra.
Uma outra foto comparativa (2012) nos mostra como ao longo do tempo, este local, que deveria ser um lugar compatível com a grandeza do Clube e de sua torcida (vide que os CT´s de outros Clubes, de menor expressão, há muito despontam no cenário esportivo) se deteriorou ao longo desses últimos anos da “administração azul”.


Nos faltam R$ 10 MM para a conclusão das obras –paradas ao longo dessa “gestão”-, mas os interesses (como nos reporta o título de nosso texto) são outros.
Verificamos que nesse período “administrativo” nossa Sede Social –que possui como objeto, em seu inicial artigo estatutário, ser “uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de utilidade pública...” (segundo redação legislativa da época), consagrando os seus objetivos, em seu artigo segundo, todos de caráter desportivos, cultural, cívico, social e recreativo; atualmente, vem sendo MARCADO PELA DEFORMAÇÃO DE REGRAS, para favorecer empresas de amigos e de outras questões menos ortodoxas. Vejamos!
Assinada pela Geometry Global, de Sérgio Brandão (presidente da G2 Brasil, membro da Chapa Azul http://anacaorubronegra.blogspot.com.br/2012_08_01_archive.html ) a campanha “Sócio Torcedor – ST”, que não decolou e encontra-se em franco declínio, ao longo de 2,5 anos, com apenas 55 mil participantes (já comentado em outro “ALERTA”), em contraponto ao Palmeiras, com 102 mil participantes (criado nesse ano). O programa ST-FLA possui a sua administração pela a empresa GOLDEN GOAL, que detém 50% de sua receita, repassando ao FLAMENGO, apenas, 20% e abatendo os outros 30% como despesas administrativas.
Inicialmente, no ano passado, passamos a ser taxados em uma cobrança abusiva, como associados proprietários que somos, ao estacionar nossos veículos no solo da Sede Social, em benefício da empresa ESTAPAR –controlada pelo banco BTG Pactual, onde antigo funcionário é hoje um dos gestores do Flamengo-. Não bastasse os anteriores vínculos funcionais, de tudo o que se arrecada do estacionamento, apenas, 10% (DEZ PORCENTO) o Flamengo recebe de retorno dessa receita. Fica a pergunta: não seria mais viável o próprio Flamengo ser o administrador do seu solo e de sua receita, diante da simplicidade dessa operação?
Em outra verificação, de mesmo sentido de “concessão”, no início deste ano o Flamengo demitiu todo o seu quadro de funcionários, qualificados como de “serviços gerais”, de cerca de 40 (muitos antigos no Clube, ocasionando despesas da ordem trabalhista e de contribuição social, além de muitos estarem recorrendo em ações judiciais), transferindo essas atividades para uma empresa terceirizada, sem nenhum processo transparente de sua escolha: 
Na semana passada, como publicamos anteriormente, nossa Sede Social, em seu terraço e com utilização do elevador panorâmico (custos) é palco de uma boate “POP UP”: http://diariodorio.com/boate-pop-up-abre-na-lagoa/, com acesso restrito, não oferecido aos associados Rubro Negros, da qual não possuímos nenhum conhecimento de sua aprovação pelas autoridades de segurança e do Corpo de Bombeiros, bem como da devida licença de funcionamento, exigido pelos os referidos organismos institucionais.
Agora, nesta semana, tomamos conhecimento que mais um espaço do nosso solo será tomado por uma rede de lanchonete americana, que irá, em seu projeto, abocanhar quase ¼ do nosso terreno, alcançando o parquinho infantil, as quadras de tênis e, até parte do ginásio, deixando os associados sem mais esses espaços de utilização e de convívio familiar, de suas atividades recreativas, em prol de “concessões” de fins comerciais e de interesses econômicos, em pleno confronto com o disposto com o objeto do nosso Estatuto.
Para uma visão mais atenta dessa amplitude de localização, vejam o vídeo divulgado no YouTube:  
Um projeto orçado como Arena Multiuso McDONALD´S, com capacidade para cerca de 3.000 pessoas, que custará ao Clube cerca de R$ 25 milhões, delegando, MAIS UMA VEZ, a exploração do ponto comercial e privilegiando uma lanchonete em todos os eventos, em contrapartida oposta ao convívio familiar dos seus associados e dos usuários/associados dos espaços que não mais existirão.  
Afinal, o que seria mais importante: a finalização do CT-FLA (de menor custo: 10 MM, dentro do escopo estatutário), privilegiando o carro-chefe de nossa marca, o FUTEBOL, ou a cessão de uso (de maior custo: 25 MM) à uma lanchonete americana?
Atentem, senhores associados Rubro Negros! Estamos cedendo nossa valiosa marca e o seu solo aos interesses não ortodoxos, em favor de alguns, em detrimento do corpo de seus associados.    
 
O ALERTA apenas apresenta os fatos; contra fatos não há argumentos!
  
Com a palavra o Conselho Diretor.
  
Siga o Blog do Alerta - Clique aqui
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário